Gisela Strass
Você é vítima ou responsável?
A decisão mais dolorida, que pode fazer sua vida mudar completamente.

Você já deve ter convivido com pessoas que para tudo o que acontece na vida delas, elas sempre conseguem achar um culpado. Mas assim, é sempre mesmo! Até bater o dedo mindinho no pé da cama vira culpa da cama, que não se moveu um milímetro. Ou então a pessoa que vai para uma entrevista de emprego e esquece de levar currículo, ou não sabe responder, ou não se capacitou, ou então só não foi escolhido porque eles tinham uma melhor opção, mas ela acha que não foi escolhida porque não tem cabelo de tal jeito, ou que a outra pessoa foi escolhida porque era mais bonita.
Esse hábito, que muitos de nós temos é muito prejudicial! Parece uma coisa pequena, de momento, ou que não vai afetar o resto de nossas vidas, mas não é verdade. Vamos para um outro exemplo:
Um casal, com dois filhos, o marido chega um dia e diz, me apaixonei por outra mulher e estou indo embora. Ele desaparece. A mulher passa a sofrer por isso, se sentir feia, achar que nunca mais alguém vai querer ela, não se cuida e sempre que alguém pergunta sobre como ela está, ela conta a história de como foi trocada por uma mulher mais jovem. 15 anos depois, a mulher ainda está na mesma, e ainda, toda vez que perguntam como ela está ela conta a história de como foi injusto o que ele fez.
Uma outra mulher, na mesma situação, sofre muito quando o marido vai embora, mesmo porque foram 25 anos dividindo a vida com aquela pessoa, é normal sofrer, mas depois de 2 semanas ela diz, "isso aconteceu, foi horrível, mas tenho que reagir". Ela decide ir pra uma viagem com as amigas pra esquecer, e lá ela conhece um outro homem muito cuidadoso com ela, se apaixona e, um tempo depois, acaba casando e vive uma vida muito feliz com esse novo marido, que é um ótimo companheiro pra ela. 15 anos depois alguém pergunta: "Então o seu ex-marido te largou por uma mulher mais jovem, como foi pra você?" e ela responde "Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida! Se ele não tivesse me deixado eu não estaria tão feliz com meu novo marido hoje."
Você vê a diferença?
Não precisamos ser sempre felizes, e achar que está tudo bem sempre, reagir é normal, mas é o tempo em que você fica na reação que não deveria ser longo.
Coisas ruins acontecem, e você pode escolher ser vítima e sofrer, ter sua vida guiada por outras pessoas, seu destino guiado por pessoas que nem te conhecem direito, ou olhar para o que aconteceu e falar "Que merda que isso aconteceu!" e decidir você o que você vai fazer a partir daí. Pegar a responsabilidade da sua vida pra si.
Olhar pra vida e perceber que você não está vivendo a vida que gostaria e que nesses anos todos você não fez nada pra mudar isso, mas fez coisas que pioraram a sua situação, se dar conta de que você tem responsabilidade sobre isso é muito duro, mas olhando assim você passa a ter também o poder de decidir o que você quer pra você.
Não deixe que as outras pessoas guiem a sua vida. Merdas acontecem, mas o que você faz com isso ou depois disso é sua escolha!